Início Modelos de Carros Toyota Prius

Toyota Prius

O Toyota Prius é um automóvel eléctrico híbrido completo desenvolvido pela Toyota e fabricado pela empresa desde 1997. Inicialmente foi oferecido como um sedan de quatro portas e foi produzido apenas um liftback de cinco portas. É classificado por várias empresas como um dos veículos mais limpos do mundo, com base na emissão de gases smog.

Especificações base do Toyota Prius

  • Jantes em liga leve;
  • Sensor de chuva;
  • Smart Entry & Start;
  • Sistema de pré-colisão com detecção pedestre;

Entre muitas outras especificações do Toyota Prius

As dimensões deste automóvel são 4645 mm de comprimento, tem uma largura de 1760 mm, uma altura de 1470 mm e uma distância entre os eixos de 2700 mm.

As Gerações do Prius

Primeira Geração

Em 1995, a Toyota estreou um carro com conceito de hibrido no Salão Automóvel de Tóquio, efectuando testes um ano mais tarde. O primeiro Prius, modelo NHW10, começou a ser vendido em 10 de Dezembro de 1997. Este modelo esteve apeas disponível no Japão.

Foi o primeiro carro hibrido gasolina-eléctrico a ser produzido em massa. Na sua introdução em 1997, ganhou o prémio de Car of the Year do Japão e no ano seguinte ganho o prémio de Carro do Ano da Associação de Pesquisadores e Jornalistas da Industria Automobilística no Japão.

Segunda Geração

Esta segunda geração foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque em Abril de 2003 e foi completamente redesenhado. Tornou-se num liftback de tamanho médio, dimensionado entre o Corolla e o Camry, com espaço mecânico e interior redistribuído, aumentando significativamente o espaço para as pernas e para a bagagem. Esta versão é mais amiga do ambiente do que a primeira geração, de acordo com a EPA, e é 150 mm mais longa que a versão anterior.

Terceira Geração

A terceira geração deste carro foi lançado no Salão Automóvel da América do Norte em Janeiro de 2009. O preço deste automóvel foi reduzido para conseguir competir com o Honda Insight, levando a que alguns se questionassem se o aumento nas vendas do Prius poderia vir ás custas das vendas de outros veículos com margens mais altas.

O design deste veiculo é mais aerodinâmico diminuindo o coeficiente de arrasto. Foi também colocado uma aleta traseira para ajudar a estabilizar o veiculo em velocidades mais altas. O tecto também teve um projecto especial de dupla onda para manter a resistência do ar.

Quarta Geração

A quarta geração do Toyota Prius foi exibida pela primeira vez em Setembro de 2015 em Las Vegas e foi lançado para venda em Dezembro de 2015. É o primeiro veiculo da Toyota a utilizar a plataforma modular Toyota New Global Architecture (TNGA), oferecendo um centro de gravidade mais baixo e uma maior rigidez estrutural. Esses recursos, juntamente com outras melhorias, permitem ganhos ao nível da condução, agilidade e aerodinâmica. A aerodinâmica foi melhorada através de um novo design exterior, incluindo também um interior mais espaçoso.

Nossa opinião sobre o Toyota Prius

Este automóvel é dos primeiros veículos híbridos a serem comercializados, e a sua evolução é notória. A autonomia está a aumentar a cada geração lançada e será certamente o carro do futuro. Para quem quer diminuir a sua pegada no planeta é o carro ideal, carro esse que terá futuro risonho sem dúvida.