O Toyota Allion e o seu gémeo, Toyota Premio, são sedans vendidos no Japão desde 2001 pela Toyota. Os sedans são designados como compactos pelos regulamentos de dimensões japoneses, e as dimensões externas não mudam com actualizações periódicas. Este automóvel veio substituir o Toyota Carina, um modelo que apareceu pela primeira vez em 1970. Diferente de outros automóveis criados pela Toyota, estes dois modelos não são exportados ou seja, são exclusivos para o Japão.
Especificações base do Toyota Allion
- Transmissão automática;
- Faróis LED;
- Airbag dianteiro e traseiro;
- Computador de bordo.
Entre muitas outras especificações do Toyota Allion
As dimensões deste automóvel são 4550 mm de comprimento, tem uma largura de 1695 mm, uma altura de 1480 mm e uma distância entre os eixos de 2700 mm.
As Gerações do Allion
Primeira Geração
A primeira geração do Allion e Premio foi lançada em 25 de Dezembro de 2001. O allion é mais direccionado para os compradores mais jovens, tendo o Premio uma abordagem mais elegante. Estes dois automóveis partilham os mesmos motores e interiores. O Allion pode ser personalizado com spoilers dianteiros e asas traseiras, bem como partes do corpo com efeito de solo para melhorar a aparência do veiculo. Possui também assentos basculantes traseiros (semelhantes aos assentos dianteiros) e segue a tradição da Toyota, sendo feito para uso de táxi, escolas de condução e versões de aplicação da lei.
Recebeu posteriormente um redesenho modesto com a introdução de faróis LED. E foram disponibilizados três tamanhos de motor: 1.5, 1.8 e 2.0 litros.
Segunda Geração
A segunda geração deste modelo foi introduzido em 4 de Junho de 2007, com a Toyota a oferecer modificações de aparência em concessionárias locais. Este automóvel continua a preencher a lacuna existentes entre o Corolla e o Camry. Outras alterações foram a inclusão de um sistema de entrada e saída inteligente, um monitor de visão traseira a cores e um sistema de navegação compatível com o serviço de telemática G-Book mX.
Em alguns veículos foi oferecido a tracção nas quatro rodas com motor de injecção directa 2ZR-FE de 1.8 litros.
Nossa opinião sobre o Toyota Allion
É um tipo de carro á margem do que a Toyota tem vindo a fazer ao longo dos anos. Um interior vistoso, espaçoso, equipado com todo o tipo de tecnologia de ponta para ajudar o condutor. A condução é confortável e bastante silenciosa. Não é um carro para andar a grandes velocidades, no entanto, para um condutor comum é o ideal.