O Audi A4 é uma linha de carros executivos produzidos pela Audi no ano de 1994, sendo o substituto do Audi 80. Este modelo foi baseado na plataforma B5 da Volkswagen, plataforma essa também utilizada na quinta geração do Volkswagen Passat.
E o layout do Audi A4 consiste num motor dianteiro longitudinal, com transmissões do tipo caixa de transmissão montadas na parte traseira do motor. O carro tem tracção dianteira, ou em alguns modelos, tração nas quatros rodas.
Existem cinco gerações deste modelo de automóvel. Está disponível como um sedan e station wagon. A segunda e terceira gerações do Audi A4, B6 e B7, respectivamente, também tinham uma versão conversível. Sendo que a versão B8 do conversível tornou-se uma variante do Audi A5.
Especificações base do Audi A4
- Direcção assistida electromecânica;
- Travões de disco dianteiros e traseiros;
- Computador de bordo;
- Sistema de Protecção de Peões;
- Ar Condicionado automático com sensor de inclinação solar;
- Palas de anti encandeamento solar;
- Jantes liga leva;
Entre muitas outras especificações.
Nas suas dimensões temos um comprimento de 4726 mm, uma largura de 1842 mm e uma altura de 1427 mm.
As Gerações do Audi A4
Primeira Geração
A primeira geração do Audi A4 era conhecida internamente como o Typ 8D foi lançado em Outubro de 1994, com produção a partir de Novembro de 1994 e vendas europeias a partir de Janeiro de 1995. Este modelo foi construído na plataforma do Grupo Volkswagen B5. Tinha um motor longitudinal montado na dianteira e tracção dianteira.
Inicialmente o A4 foi introduzido como um sedan de quatro portas/sedan. Foram disponibilizados uma variada gama de motores desde os 1.6 a 2.8 litros para motores a gasolina e um motor diesel de 1.9 litros.
Segunda Geração
O A4 seguinte, designado internamente como Typ 8E, foi estreado em 10 de Outubro de 2000. Este novo estilo do carro foi desenvolvido sob Peter Schreyer entre 1996 e 1998, inspirado no design Bauhaus do Audi A6 C5 (segunda geração) lançado em 1997.
O motor1.6 manteve-se inalterado, mas a maiorias dos motores de gasolina receberam aumentos de deslocamento ou upgrades de energia. A Audi introduziu também uma transmissão continuamente variável desenvolvida pela LuK, denominada multitronic, que substituiu a transmissão automática convencional datada nos modelos de tracção dianteira.
A transmissão ganhou elogios da imprensa automóvel e é geralmente considerada como sendo o melhor do seu tipo no mundo.
Terceira Geração
O A4 seguinte, designado internamente como Typ 8E, foi estreado em 10 de Outubro de 2000. Este novo estilo do carro foi desenvolvido sob Peter Schreyer entre 1996 e 1998, inspirado no design Bauhaus do Audi A6 C5 (segunda geração) lançado em 1997. O motor1.6 manteve-se inalterado, mas a maiorias dos motores de gasolina receberam aumentos de deslocamento ou upgrades de energia. A Audi introduziu também uma transmissão continuamente variável desenvolvida pela LuK, denominada multitronic, que substituiu a transmissão automática convencional datada nos modelos de tracção dianteira. A transmissão ganhou elogios da imprensa automóvel e é geralmente considerada como sendo o melhor do seu tipo no mundo.
Quarta Geração
A Audi apresentou um A4 revisto no final de 2004, com a designação interna de B7. Apesar de ter uma nova designação de plataforma, o B7 era basicamente uma versão revista e suprimida do B6, com configurações de direcção revistas, geometrias de suspensão, novas gamas de motores de combustão interna, sistemas de navegação e electrónica de chassis.
Quinta Geração
A Audi lançou o novo modelo B8 A4 em 2007. Este modelo é construído sobre uma variante da Plataforma Longitudinal Modular da Audi, usado também no Audi A5, permitindo uma saliência dianteira reduzida, resultando num maior comprimento de distância entre eixos, redistribuindo o centro de gravidade ligeiramente para trás, melhorando o controle do carro.
Nossa opinião sobre o Audi A4
O Audi A4 é um carro fácil de conduzir, extremamente agradável em termos de design e, acima de tudo, garante uma segurança impressionante.