O Honda Accord é uma série de automóveis fabricados pela Honda desde 1976, mais conhecido pela sua variante de sedan de quatro portas, que tem sido um dos carros mais vendidos dos Estados Unidos desde 1989. A placa de identificação do Accord foi aplicada numa variedade de veículos em todo o mundo, incluindo coupés, vagões, hatchbacks e um crossover. Sendo um automóvel com muita história e várias gerações, iremos neste artigo explorar apenas algumas dessas gerações.
Especificações base do Honda Accord
- Travões de disco dianteiros e traseiros;
- Computador de Bordo;
- Fecho central;
- Airbags dianteiros e traseiros;
- Faróis LED;
Entre muitas outras especificações do Honda Accord.
O Honda Accord tem como distância entre eixos de 2670 mm, de comprimento 4665 mm, largura de 1760 mm e uma altura de 1445 mm.
As Gerações do Accord
Primeira Geração
A primeira geração do Honda Accord foi lançada em 7 de Maio de 1976 como um hatchback de três portas com 68 cv. Foi um dos carros mais bem sucedidos no mercado devido ao seu tamanho moderado e a uma grande economia de combustível.
Segunda Geração
Esta geração foi lançada em Setembro de 1981 no Japão e no resto do mundo. Esta geração foi a primeira a ser também construída nos EUA, na fábrica da Honda em Marysville, Ohio. Foi modernizado o seu interior e o seu exterior, no entanto, mecanicamente era muito semelhante ao original.
Terceira Geração
A terceira geração do Accord foi apresentada no Japão em 4 de Junho de 1985. Este carro destacava-se pelo design exterior muito marcante, de autoria de Toshi Oshika. Uma dessas características marcantes eram os faróis serem escondidos.
Quarta Geração
Nesta geração foi introduzido o chassi “CB” e era muito maior do que a geração anterior. Apresentava um design rebaixado e pela primeira vez um hatchback de três portas não estava disponível internacionalmente.
Quinta Geração
Pela primeira vez na história deste modelo, a Honda desenvolveu duas versões para diferentes mercados, um para o mercado europeu e outro para o mercado norte-americano e japonês. Na sua introdução este automóvel ganhou o prémio de Car of The Year Japan pela segunda vez.
Sexta Geração
Nesta geração a Honda lançou três modelos separados, projectados para o mercado japonês, norte americano e europeu.
Sétima Geração
A sétima geração do Honda Accord foi lançada em 2002 e consiste em dois modelos separados; um modelo para o mercado japonês e europeu e outro para o mercado Norte Americano. Foi utilizado um motor K20 produzindo 220 cv, no entanto, o modelo de desempenho europeu foi renomeado tipo S e foi utilizado um motor maior, K24, sintonizado para produzir 190 cv.
Nona Geração
Para o Honda Accord de nona geração, a Honda nomeou Shoji Matsui, que actuou como engenheiro na plataforma Accord de 1985 a 1996, como gerente do projecto principal. Foi o primeiro veiculo Honda a ser completamente desenvolvido sob a administração do CEO da Honda, Takanobu Ito. Esta geração foi revelada no Salão Internacional do Automóvel de 2012, tendo sido colocado á venda nesse mesmo ano.
Décima Geração
A Honda desvendou o sedan de quatro portas Accord em 14 de Julho de 2017. O veiculo foi equipado com o padrão Honda Sensing em todos os modelos e um motor turbo de 1.5 litros, acompanhado com uma transmissão manual de seis velocidades ou continuamente variável (CVT). Nesta geração, o Accord é agora oferecido exclusivamente como um sedan de quatro portas, tendo sido a variante de cupê descontinuada.
Nossa opinião sobre o Honda Accord
Novamente temos um carro com muita história no mundo automobilístico. As evoluções foram muitas e chegamos a um produto final muito agradável. Tem um aspecto desportivo mas ao mesmo tempo executivo, sendo ideal para pessoas que querem manter o lado desportivo na sua vida profissional. Para além disso, os seus consumos são excelentes para este tipo de carro.